quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Passo a passo do passaporte




Tempo médio: 30 dias
Custo médio: 300 r$

No meu caso que nunca saí do Brasil e nunca tive o interesse de agilizar meu passaporte (acho que gosto da pressão do 'em cima da hora'), vamos do começar do começo, hahaha, oxente.

Você deve entrar no site da Polícia Federal e fazer uma nova solicitação de passaporte, esteja com todos os seus documentos em mãos, inclusive título de eleitor e reservista. Você também pode consultar a sua solicitação.

Após esta fase será emitida uma GRU (Guia de Recolhimento da União) no valor de 257,25 r$, pague no Banco do Brasil ou Correios (preferência por débito em conta corrente) guarde o número do protocolo. Caso seja necessário você também pode emitir uma segunda via

Em seguida o pagamento você fará o agendamento no posto da PF (Polícia Federal) mais próximo a sua localidade, no meu caso o Galeão. Você também pode reagendar, consultar ou cancelar.

Portando documentos originais (identidade e reservista ou certidão de dispensa) você deverá comparecer no dia e hora marcados com uma antecedência mínima de 30 min caso haja alguma eventualidade, o atendimento foi super rápido. Lembrar de ir arrumadinho pra foto. Esperar mais 20 dias e buscar o tão sonhado e cobiçado passaporte. 

Agora você é um cidadão internacional.

Obrigado por ler,

Nil Araújo

Inscrição dx bolsista na CAPES



Custo médio: algumas impressões e fotocópias
Tempo médio: 3 h

No site da CAPES do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior você irá encontrar todas as informações necessárias a realização do estágio.

Você deve se cadastrar no Sistema Integrado CAPES (SiCAPES) para poder fazer a inscrição. Dependendo da escolaridade em andamento é necessário também um cadastramento na Plataforma Sucupira.

inscrição do bolsista no site da CAPES deve ser realizado por você mesmo, importante já ter todos os documentos digitalizados em pdf (um a um), preencha todos os seus dados pessoais, profissionais, siga todo o passo a passo, o site é bem intuitivo e de fácil preenchimento.


documentos necessários (todos digitalizados e em formato *.pdf):
  • Termo de candidatura assinado pela comissão
  • Lattes atualizado
  • Carta indicação dx orientador/a brasileirx (datado e assinado)
  • Carta de aceite dx orientador/a extrangeirx (datado, timbrado e assinado)
  • Teste de  proficiência ou carta do orientador externo 
  • Currículo resumido dx orientador/a externo
  • Plano de estudos (com...)
  • Histórico escolar
ps.: para o doutorado pleno ainda exige as conversas de e-mail.

Obrigado por ler,

Nil Araújo

Primeiros passos para um estágio sanduíche...



Tempo médio: 2 meses
Custo médio: muito tempo

Antes de tudo, não adianta correr atrás se não tiver interesse, que surge de dentro de vocês, de acordo com as suas vontades e necessidades, querendo corre atrás. No meu caso sempre tive vontade de fazer um intercâmbio cultural e/ou profissional.

De início, um país de língua inglesa pois já me era mais familiar, porém ao iniciar os estudos de Espanhol outras fronteiras se abriram, e por ironia do destino Madrid foi meu 'destino'. Vou ter a oportunidade de desenvolver minhas habilidades tanto pessoais quanto profissionais, dar uma repaginada no meu 'eu' e no meu currículo, será o fechamento de um ciclo e início de outro, que venha da melhor forma possível.

Deixando de enrolar, muito tempo antes de abrirem as inscrições já estava de olho em possíveis colaborações a medida que revisava os periódicos tentando entender a tese e o trabalho, quem eram essas pessoas que pesquisavam sobre determinado tema? onde se encontravam? Quais eram as universidades que acomodavam estas pessoas? Elas eram boas no que fazem? Meu perfil tem afinidade com a pesquisa do coorientador estrangeiro? São perguntas que devem estar sempre presente.

Prepare uma carta bem formal a medida do possível falando sobre quem é você, de onde vem, sua formação, o que está fazendo, o que sabe fazer, como o encontrou e porque gostaria de trabalhar com o grupo e por quanto tempo. Outra coisa, é importante frisar que é uma bolsa de estudos financiado pelo governo brasileiro (translado e estadia). Eles sempre respondem, não foi difícil no meu caso, consegui na terceira tentativa, já vi casos que demorou mais um pouco, vai ouvir alguns "não" também. Estabeleça uma relação já neste momento (da resposta), depois só esperar o dia da viagem. Se for lhe pegar no aeroporto é sinal que vai ser muito bem vindo.

ps.: imagina se um pesquisador não vai aceitar mão de obra "barata" e especializada e sem ter despesas com isso? As chances são pequenas de não conseguir!







Essência do blog




O blog Ôxe! Madrid (Ôxe por fortalecer a minha identidade cultural e Madrid que é o meu destino) surge da necessidade de retomar um antigo hobbie (que acabou ficando de lado devido outras prioridades, e que não deixaram de ser) de escrever em blog.

Recentemente fui contemplado com uma bolsa de doutorado sanduíche para desarrollar un proyecto en Madrid, lo que me dejó muy contento. Gostaria de deixar escrito esta experiência de forma que eu possa reviver estes momentos e também poder compartilhar informações, dicas e coisinhas com outras pessoas que estão realizando ou pretendem fazer uma pós graduação fora da sua zona de conforto (Brasil), no meu caso Espanha.

Gostaria de comentar sobre os principais pontos do estágio sanduíche, desde o interesse, inscrição, seleção, aprovação, documentação, pulos do gato, passaporte, visto, embaixada, passagens, etc...  e claro, a estadia em Madrid, seguido de uma pós vivência. Espero que gostem e curtam para eu ganhar um trocado.

Obrigado por ler,

Josenildo Segundo, vugo Nil Ojuara
Paraibano, farmacêutico, educador, pesquisador, ator, músico


Seleção bolsa PDSE




Chegado o momento, a CAPES acaba de divulgar o cronograma oficial e você pretende concorrer a uma bolsa, fazer um resumo das informações mais pertinentes a seleção,

primeiro, requisitos básicos ao candidato:

  • Está regularmente matriculado no curso de pós graduação
  • Não acumular bolsa nem ter feito sanduíche na mesma modalidade anteriormente
  • Na volta não poderá ultrapassar o período total do doutorado e/ou mestrado
  • Sugiro que tenha cursado todos os créditos
  • Já ter sido qualificado


Documentação necessária a ser encaminhada a comissão do PDSE da PG:

  • Declaração, histórico e Lattes do candidato
  • Carta de indicação dx orientador/a brasileirx
  • Carta de aceite e currículo resumido dx coorientador/a estrangeirx
  • Plano de trabalho contendo capa, resumo, introdução, objetivos, métodos, cronograma, referências
No meu caso digitalizei todos os documentos, transformei em PDF e encaminhei a coordenaç;ão da PG via e-mail. O projeto deverá ser avaliado por uma comissão da própria PG e encaminhada a pró reitoria responsável pelas bolsas no exterior. Existe um limite de data espefífico para cada uma destas etapas.

É papel da PG encaminhar toda a sua documentação a PR2.

Agora é só torcer para ser contemplado.


Obrigado por ler,

Nil Araújo