Agradeçam esse post a minha grande amiga Thaisa Brandão que também está fazendo o doutorado sanduíche e que conheci já depois que cheguei aqui. Um xêro grande fia. É um copy paste da experiência dela:
Olá pessoal, conforme combinado seguem as minhas dicas iniciais de quem já está aqui. Peço desculpas por enviar as informações sobre Madri 1 mês depois, foi super correria este primeiro momento e queria fazer algo que de fato pudesse serví-los de alguma maneira. Quero deixar claro que esta foi a minha experiência, certamente não é a única forma de dar cabo aos trâmites necessários, de modo que outras pessoas que viveram ou vivem experiências diferentes podem e devem contribuir. Minha intenção é apenas ajudar já que chegamos meio “ cachorro que caiu da mudança” sem saber como dar conta de alguns trâmites. Vamos lá:
1. ABONO TRANSPORTE: Madrid é uma cidade super conectada,a forma mais barata de usar metrô, ônibus e trem e não ficar sem dinheiro no final do mês é fazendo um abono transporte. Com ele andamos quantas vezes quisermos nos três tipos de transportes acima e deve ser recarregado uma vez ao mês. Observem qual a zona de Madrid que precisarão circular para que comprem o crédito mensal. Por ex. Necessito estar em Alcalá de Henares que é Zona B3 eu pago 82 euros mensais, para maiores informações vejam no site do Consórcio de Transporte Madrid (http://www.crtm.es/tu-transporte-publico.aspx) PARA FAZER O ABONO TRANSPORTE: tem que pedir cita ( esta é a expressão, quer dizer marcar hora) ligando para o número 012. Peçam cita para “ PLAZA DE CASTILLA” Como chegar: Linha 10 estação “Plaza de Castilla” ou o ônibus 70. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: passaporte original e fotocópia + 4 euros. Fica pronto na hora e a foto é tirada lá mesmo, é digital.
2. EMPADRONAMENTO: ISTO É A PRIMEIRA COISA QUE DEVEM FAZER POR AQUI, É O DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA PRATICMANETE TUDO QUE FAZEMOS, inclusive quando vamos à polícia devemos levá-lo, para abrir conta em banco (...) todo estrangeiro na Espanha deve estar empadronado. Verifiquem neste site do que se trata e vejam com farão para conseguirem este documento aqui. https://www.euroresidentes.com/inmigracion/que-es-el-empadronamiento.htm . PARA EMPADRONAR-SE é necessário pedir CITA NO 012.
3. IR À POLÍCIA ANTES DE 30 DIAS DE CHEGADA NO PAÍS:
1. Para pegar o certificado de não residente
Onde: Calle San Felipe, 7 y 9. Desçam no Metrô Tetuán Linha 1
Horário de funcionamento: 10:00 –14:00
- Preencher o formulário 790 que está https://www.sede.administracionespublicas.gob.es ou na porta em frente pode tirar xerox ( são três vias).
- Pagá-lo no Banco, são 7,03 ( se puderem pagar antes é mais cômodo, os Bancos próximos de lá só pagam este formulário até as 10:30 da manhã).
2. Para solicitar a renovação de permanência e o TIE ( Tarjeta de identificación del Extranjero) lá na calle San Felipe eles darão um cartão informativo com o passo a passo para PEDIR CITA.
Onde farão o TIE: Calle de los Poblados S/N
Como chegar: Metrô Aluche ( ao saírem da estação Aluche dobrem a esquerda e sigam reto até encontrarem o prédio da Polícia que estará no mesmo lado, é um prédio amarelo, se tiverem dúvidas, perguntem onde é a sede da polícia).
Informação importante: devem levar o formulário 790 pago no valor de 15,45. Caso o esqueçam, pois na Calle São Felipe não nos avisam, podem imprimí-lo no Shopping Aluche que está próximo à estação de Metrô. Em frente ao Carrefour, que está dentro do Shopping, há uma loja de câmbio ( me parece )que tem este formulário para vender. Há um banco numa rua na parte de trás do shopping, um Bankia, podem pagar lá.
ATENÇÃO: NÓS É QUEM DIZEMOS AO CAIXA QUANTO SERÁ PAGO, O CÓDICO DE BARRAS NÃO REGISTRA ESTA INFORMAÇÃO.
4. Abrir conta no Banco: me sugeriram o BBVA pois é o único que não cobra taxas por 1 ano.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: certificado de não residente, empadronamento e passaporte (originais e cópias).
Logo envio informações sobre aluguel para não ficar uma mensagem tãaaaaao mais cansativa Espero que estes dados ajudem que o início seja menos tenso. Um abraço a tod@s!!!
Fica a dica, valiosíssima por sinal.