quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Tirando o visto (visado)


Museo Nacional El Prado


O visto é um dos documentos mais importantes para quem vai fazer uma viagem ao exterior, principalmente para quem vai viajar por mais de três meses além de poder transitar pelos países tranquilamente, no caso do visto de país europeu. no meu caso Espanha.

Vou falar da minha experiência, por morar no Rio facilitou bastante, ao ver a realidade de cada estado através dos grupos de whatsapp o Consulado Espanhol do Rio de Janeiro foi o que deu a menor dor de cabeça.

Os documentos necessários são:

Levar originais e cópia. Eles autenticam na hora ao confirmar com o original, outros consulados exigem autenticação da firma,
 
1) passaporte original e cópia
2) cópia da carta do orientador da universidade de destino
3) histórico escolar (do último grau que está fazendo)
4) 1 foto 3x3 (atualizada, a minha foi rejeitada, podendo ser entregue ao final do processo)
5) Formulário de solicitação de visto que eles mesmos entregam
6) Pagar uma taxa de 212 reais, levar o dinheiro trocado.

Para quem for passar mais do que 180 dias ou 6 meses deve ainda apresentar: alguns consulados podem necessitar de um apostilamento de Haya desses próximos dois documentos. No Rio o cartório do Méier é o mais barato, 46 reais por folha.

7) Atestado médico
8) Antecedentes criminais: pode ser retirado no site da polícia federal, alguns consulados também pedem o da polícia civil, que deve ir pessoalmente na sede de cada estado.

Eu achei que seria mais difícil... porém algumas pessoas por morarem em cidades diferentes do consulado tiveram que se locomover tirando as despesas do seu próprio bolso. Algumas cidades tem apenas o escritório, sendo necessário pagar uma taxa a mais do Sedex para envio dos documentos para o consulado mais próximo.

Ao final eles entregam um comprovante com nome de usuário e senha e você pode acompanhar pela internet. Foi aprovado quando aparece o dizer: 'visado resuelto', ou seja, resolvido, te da uma sensação muito boa. O meu demorou nem duas semanas para sair, de outra pessoas demoraram mais d4e três, mas nunca é o prazo máximo que eles oferecem.

Espero ter ajudado um pouco e obrigado por lerem.

Att,

Josenildo Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário