quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Primeiros passos para quando chegar em Madrid



Agradeçam esse post a minha grande amiga Thaisa Brandão que também está fazendo o doutorado sanduíche e que conheci já depois que cheguei aqui. Um xêro grande fia. É um copy paste da experiência dela:

Olá pessoal, conforme combinado seguem as minhas dicas iniciais de quem já está aqui. Peço desculpas por enviar as informações sobre Madri 1 mês depois, foi super correria este primeiro momento e queria fazer algo que de fato pudesse serví-los de alguma maneira. Quero deixar claro que esta foi a minha experiência, certamente não é a única forma de dar cabo aos trâmites necessários, de modo que outras pessoas que viveram ou vivem experiências diferentes podem e devem contribuir. Minha intenção é apenas ajudar já que chegamos meio “ cachorro que caiu da mudança” sem saber como dar conta de alguns trâmites. Vamos lá:


1. ABONO TRANSPORTE: Madrid é uma cidade super conectada,a forma mais barata de usar metrô, ônibus e trem e não ficar sem dinheiro no final do mês é fazendo um abono transporte. Com ele andamos quantas vezes quisermos nos três tipos de transportes acima e deve ser recarregado uma vez ao mês. Observem qual a zona de Madrid que precisarão circular para que comprem o crédito mensal. Por ex. Necessito estar em Alcalá de Henares que é Zona B3 eu pago 82 euros mensais, para maiores informações vejam no site do Consórcio de Transporte Madrid (http://www.crtm.es/tu-transporte-publico.aspx) PARA FAZER O ABONO TRANSPORTE: tem que pedir cita ( esta é a expressão, quer dizer marcar hora) ligando para o número 012. Peçam cita para “ PLAZA DE CASTILLA” Como chegar: Linha 10 estação “Plaza de Castilla” ou o ônibus 70. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: passaporte original e fotocópia + 4 euros. Fica pronto na hora e a foto é tirada lá mesmo, é digital.

2. EMPADRONAMENTO: ISTO É A PRIMEIRA COISA QUE DEVEM FAZER POR AQUI, É O DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA PRATICMANETE TUDO QUE FAZEMOS, inclusive quando vamos à polícia devemos levá-lo, para abrir conta em banco (...) todo estrangeiro na Espanha deve estar empadronado. Verifiquem neste site do que se trata e vejam com farão para conseguirem este documento aqui. https://www.euroresidentes.com/inmigracion/que-es-el-empadronamiento.htm . PARA EMPADRONAR-SE é necessário pedir CITA NO 012.

3. IR À POLÍCIA ANTES DE 30 DIAS DE CHEGADA NO PAÍS:
1. Para pegar o certificado de não residente
Onde: Calle San Felipe, 7 y 9. Desçam no Metrô Tetuán Linha 1
Horário de funcionamento: 10:00 –14:00
- Preencher o formulário 790 que está https://www.sede.administracionespublicas.gob.es ou na porta em frente pode tirar xerox ( são três vias).
- Pagá-lo no Banco, são 7,03 ( se puderem pagar antes é mais cômodo, os Bancos próximos de lá só pagam este formulário até as 10:30 da manhã).

2. Para solicitar a renovação de permanência e o TIE ( Tarjeta de identificación del Extranjero) lá na calle San Felipe eles darão um cartão informativo com o passo a passo para PEDIR CITA.
Onde farão o TIE: Calle de los Poblados S/N
Como chegar: Metrô Aluche ( ao saírem da estação Aluche dobrem a esquerda e sigam reto até encontrarem o prédio da Polícia que estará no mesmo lado, é um prédio amarelo, se tiverem dúvidas, perguntem onde é a sede da polícia).
Informação importante: devem levar o formulário 790 pago no valor de 15,45. Caso o esqueçam, pois na Calle São Felipe não nos avisam, podem imprimí-lo no Shopping Aluche que está próximo à estação de Metrô. Em frente ao Carrefour, que está dentro do Shopping, há uma loja de câmbio ( me parece )que tem este formulário para vender. Há um banco numa rua na parte de trás do shopping, um Bankia, podem pagar lá.

ATENÇÃO: NÓS É QUEM DIZEMOS AO CAIXA QUANTO SERÁ PAGO, O CÓDICO DE BARRAS NÃO REGISTRA ESTA INFORMAÇÃO.

4. Abrir conta no Banco: me sugeriram o BBVA pois é o único que não cobra taxas por 1 ano.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: certificado de não residente, empadronamento e passaporte (originais e cópias).
Logo envio informações sobre aluguel para não ficar uma mensagem tãaaaaao mais cansativa Espero que estes dados ajudem que o início seja menos tenso. Um abraço a tod@s!!!

Fica a dica, valiosíssima por sinal.

Tirando o visto (visado)


Museo Nacional El Prado


O visto é um dos documentos mais importantes para quem vai fazer uma viagem ao exterior, principalmente para quem vai viajar por mais de três meses além de poder transitar pelos países tranquilamente, no caso do visto de país europeu. no meu caso Espanha.

Vou falar da minha experiência, por morar no Rio facilitou bastante, ao ver a realidade de cada estado através dos grupos de whatsapp o Consulado Espanhol do Rio de Janeiro foi o que deu a menor dor de cabeça.

Os documentos necessários são:

Levar originais e cópia. Eles autenticam na hora ao confirmar com o original, outros consulados exigem autenticação da firma,
 
1) passaporte original e cópia
2) cópia da carta do orientador da universidade de destino
3) histórico escolar (do último grau que está fazendo)
4) 1 foto 3x3 (atualizada, a minha foi rejeitada, podendo ser entregue ao final do processo)
5) Formulário de solicitação de visto que eles mesmos entregam
6) Pagar uma taxa de 212 reais, levar o dinheiro trocado.

Para quem for passar mais do que 180 dias ou 6 meses deve ainda apresentar: alguns consulados podem necessitar de um apostilamento de Haya desses próximos dois documentos. No Rio o cartório do Méier é o mais barato, 46 reais por folha.

7) Atestado médico
8) Antecedentes criminais: pode ser retirado no site da polícia federal, alguns consulados também pedem o da polícia civil, que deve ir pessoalmente na sede de cada estado.

Eu achei que seria mais difícil... porém algumas pessoas por morarem em cidades diferentes do consulado tiveram que se locomover tirando as despesas do seu próprio bolso. Algumas cidades tem apenas o escritório, sendo necessário pagar uma taxa a mais do Sedex para envio dos documentos para o consulado mais próximo.

Ao final eles entregam um comprovante com nome de usuário e senha e você pode acompanhar pela internet. Foi aprovado quando aparece o dizer: 'visado resuelto', ou seja, resolvido, te da uma sensação muito boa. O meu demorou nem duas semanas para sair, de outra pessoas demoraram mais d4e três, mas nunca é o prazo máximo que eles oferecem.

Espero ter ajudado um pouco e obrigado por lerem.

Att,

Josenildo Segundo

Hospedagem




Onde morar? O ideal no meu caso seria um lugar entre o campus e e centro histórico de Madrid, que fosse perto suficiente para poder ir trabalhar de bici, trabalhar a saúde do corpo e economizar no transporte (resta saber se é seguro o ciclismo).

Alguns sites facilitam a busca, você consegue filtrar por faixa de preço, distância, dentre outras opções. Existem opções de morar só, quarto em república e quarto compartilhado. Vai depender também por quanto tempo vai ficar, a proposta de ida, você deve levar em conta o melhor custo benefício.

idealista.com (direto no mapa)
easypiso.com
milanuncios.com
photocasa.com
aluni.com
Algumas universidades dispõem de informação de alojamento, confiram a sua.

Preços variam entre 260 a 450 euros, algumas com contas inclusas. Fiquei em um pelo preço da média do valor, taxes free.

Após saber o seu destino, qual universidade você irá, sugiro abrir o Maps para ter uma noção prévia da cidade, saber quais são os bairros em volta. Melhor lugar para morar são os bairros próximos devido ao tempo gasto no deslocamento diário, vamos aproveitar melhor o dia. Levar em consideração a mobilidade urbana escolhendo lugares próximos vias, ciclovias, metrô, ônibus. Não deve ser distante de supermercado e farmácia.

Após fazer todo o levantamento, guarde, anote, tire foto, você não vai fechar negócio no Brasil. O que me aconselharam e fiz foi ficar em um hostel ou alugar um quarto pelo airbnb.com a primeira semana até encontrar um lugar e fechar contrato, pessoalmente, vendo o local, lembre-se que vai morar nele, e todos eles lhe chamam para entrevista, não fique desapontado quando levar um não, levei vários até encontrar o lugar.

 
Arco da Vitória, Moncloa

 
Farol de Moncloa 

 
Plaza Ramón y Cajal, Ciudad Universitaria

Queria um lugar perto da UCM (Universidad Complutense Madrid), não consegui e optei pelo centro da cidade próximo a estação de metro Tirso de Molina e não me arrependo. É o tipo bairro alternativo intelecultural e próximo de qualquer lugar do Centro da cidade.