quinta-feira, 13 de abril de 2017

Roteiro LGBT de Madrid


 


Madrid é uma cidade muito cosmopolita e muito gay, acho a cidade inteira bissexual, acho que todas e todos aqui já pegaram homem e mulé. A cidade é muito acolhedora para o público LGBT e oferece diversas atrações e entretenimentos, como bares, discotecas, cinemas, parques, festas, bairros, saunas, sendo o público masculino gay o de maior sorte pois existem mais opções.

O principal point arco-íris de Madrid é a Chueca, próximo a estação de metrô e aos arredores das duas principais ruas de Hortaleza e Fuencarral, é possível encontrar de tudo. Outro bairro bastante interessante para o público é Malasaña, um dos bairros mais antigos da cidades, dos mais lindos também, de contar com uma maior variedade de comércio, principalmente para o público alternativo e mais despojado, conta com vários brechós, chinos, bugigangas, mercados, cultivo cannabis e ótimas chicolaterias, o bairro é muito bem situado, frequentado e tem fama de ter gente pija (boas condições), eu mesmo adoro andar pelas ruas do bairro. Malasaña tem a famosa plaza 2 de Mayo que conserva o portal do quartel a época da invasão de Napoleão. Lavapiés mais recentemente vem agregando cada vez mais o público gay trazendo novas atrações de discotecas.

Madrid este ano irá sediar a World Pride Madrid, o evento mais notável para o público LGBT, é a parada de todas as paradas, pessoas do mundo inteiro escolhem a cada ano um destino diferente, e tive a sorte deste ano ser aqui. Anotem o dia, 23 de Junho de 2017.

Guias gays de Madrid
 
Existem guias exclusivos para o público LGBT que são fornecidos gratuitamente nos pontos de informação turística, além de outras informações. 
 

Museus de Madrid

Museo Nacional El Prado


Madrid é uma cidade que transpira arte e cultura por todos os lados devido e uma de suas características é possuir muitos museus, um melhor que o outro, a se destacar os Museo Nacional El Prado, Museo Arqueológico, Museo Reina Sofía, Museu Naval, Museo de Antropologia, Museo da América e Museo de Ciências Naturales. Os museus mantém exposições permanentes e temporárias e as entradas variam entre de graça a 17 euros. É importante frisar que a maioria deles possuem horário de entrada gratuitos, geralmente as duas últimas horas de funcionamento do dia e sábado a tarde e domingo o dia inteiro, logo estarão sujeito a possíveis filas. Abaixo segue a programação de 40 dos museus da cidade, também disponível em EsMADRIDmagazine.



 

Aproveitem bastante, alguns vale a pena pagar para passar o dia inteiro como El Prado e Arqueológico, ou chegar muito cedo aos domingos.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Empadronamento



Todos os cidadãos que residem na Espanha definitivamente (ou não) devem empadronar-se. O empadronamento serve praticamente para os órgãos oficiais saberem que você realmente moram aqui e onde estão morando e também para você poder serviços públicos como saúde, educação e segurança.

O empadronamento pode ser realizado nas OAC's (Oficinas de Atención al Ciudadano) del Ayuntamento (prefeitura) de Madrid espalhadas pelos 21 distritos da cidade por você mesmo ou pela pessoa responsável por onde você vai morar. O processo é super simples, mas para isso você deve ter o NIE ou DNI antes, que aconselho que solicite no segundo dia depois que chegar enquanto procura um lugar para morar, depois disso, empadronar-se. Vale lembrar que você não pode deixar de fazer este documento até o final do terceiro mês.

O empadronamento pode ser realizado pessoalmente, por correios ou pela internet. É necessário ter cita prévia, tem post sobre isso, mas também pode ser realizado pelo próprio site, porém aconselho ou o dono da casa ou você mesmo, se você não tem caixa postal os correios não entrega no seu endereço e online não tentei. Para lembrar, não se paga nenhuma taxa.

Você deve preencher o formulário que encontra-se abaixo para download e é necessário ter os seguintes documentos, todos cópias: seu NIE ou DNI e do dono da casa além do NIE ou DNI um comprovante de residência. Logo abaixo está em vermelho onde deve ser preenchido.

Todas as informações necessárias para a realização do empadronamento pode ser visualizada no próprio site da prefeitura que é bastante explicativo e intuitivo:

folha frente

 
folha verso
 
onde preencher o formulário para uma pessoa, cada 'orden' uma pessoa diferente
 
Todas as informações necessárias para a realização do empadronamento pode ser visualizada no próprio site da prefeitura: Padrón Municipal, Solicitud de cita, Formulário e Mudança de endereço.