quinta-feira, 13 de abril de 2017

Roteiro LGBT de Madrid


 


Madrid é uma cidade muito cosmopolita e muito gay, acho a cidade inteira bissexual, acho que todas e todos aqui já pegaram homem e mulé. A cidade é muito acolhedora para o público LGBT e oferece diversas atrações e entretenimentos, como bares, discotecas, cinemas, parques, festas, bairros, saunas, sendo o público masculino gay o de maior sorte pois existem mais opções.

O principal point arco-íris de Madrid é a Chueca, próximo a estação de metrô e aos arredores das duas principais ruas de Hortaleza e Fuencarral, é possível encontrar de tudo. Outro bairro bastante interessante para o público é Malasaña, um dos bairros mais antigos da cidades, dos mais lindos também, de contar com uma maior variedade de comércio, principalmente para o público alternativo e mais despojado, conta com vários brechós, chinos, bugigangas, mercados, cultivo cannabis e ótimas chicolaterias, o bairro é muito bem situado, frequentado e tem fama de ter gente pija (boas condições), eu mesmo adoro andar pelas ruas do bairro. Malasaña tem a famosa plaza 2 de Mayo que conserva o portal do quartel a época da invasão de Napoleão. Lavapiés mais recentemente vem agregando cada vez mais o público gay trazendo novas atrações de discotecas.

Madrid este ano irá sediar a World Pride Madrid, o evento mais notável para o público LGBT, é a parada de todas as paradas, pessoas do mundo inteiro escolhem a cada ano um destino diferente, e tive a sorte deste ano ser aqui. Anotem o dia, 23 de Junho de 2017.

Guias gays de Madrid
 
Existem guias exclusivos para o público LGBT que são fornecidos gratuitamente nos pontos de informação turística, além de outras informações. 
 

Museus de Madrid

Museo Nacional El Prado


Madrid é uma cidade que transpira arte e cultura por todos os lados devido e uma de suas características é possuir muitos museus, um melhor que o outro, a se destacar os Museo Nacional El Prado, Museo Arqueológico, Museo Reina Sofía, Museu Naval, Museo de Antropologia, Museo da América e Museo de Ciências Naturales. Os museus mantém exposições permanentes e temporárias e as entradas variam entre de graça a 17 euros. É importante frisar que a maioria deles possuem horário de entrada gratuitos, geralmente as duas últimas horas de funcionamento do dia e sábado a tarde e domingo o dia inteiro, logo estarão sujeito a possíveis filas. Abaixo segue a programação de 40 dos museus da cidade, também disponível em EsMADRIDmagazine.



 

Aproveitem bastante, alguns vale a pena pagar para passar o dia inteiro como El Prado e Arqueológico, ou chegar muito cedo aos domingos.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Empadronamento



Todos os cidadãos que residem na Espanha definitivamente (ou não) devem empadronar-se. O empadronamento serve praticamente para os órgãos oficiais saberem que você realmente moram aqui e onde estão morando e também para você poder serviços públicos como saúde, educação e segurança.

O empadronamento pode ser realizado nas OAC's (Oficinas de Atención al Ciudadano) del Ayuntamento (prefeitura) de Madrid espalhadas pelos 21 distritos da cidade por você mesmo ou pela pessoa responsável por onde você vai morar. O processo é super simples, mas para isso você deve ter o NIE ou DNI antes, que aconselho que solicite no segundo dia depois que chegar enquanto procura um lugar para morar, depois disso, empadronar-se. Vale lembrar que você não pode deixar de fazer este documento até o final do terceiro mês.

O empadronamento pode ser realizado pessoalmente, por correios ou pela internet. É necessário ter cita prévia, tem post sobre isso, mas também pode ser realizado pelo próprio site, porém aconselho ou o dono da casa ou você mesmo, se você não tem caixa postal os correios não entrega no seu endereço e online não tentei. Para lembrar, não se paga nenhuma taxa.

Você deve preencher o formulário que encontra-se abaixo para download e é necessário ter os seguintes documentos, todos cópias: seu NIE ou DNI e do dono da casa além do NIE ou DNI um comprovante de residência. Logo abaixo está em vermelho onde deve ser preenchido.

Todas as informações necessárias para a realização do empadronamento pode ser visualizada no próprio site da prefeitura que é bastante explicativo e intuitivo:

folha frente

 
folha verso
 
onde preencher o formulário para uma pessoa, cada 'orden' uma pessoa diferente
 
Todas as informações necessárias para a realização do empadronamento pode ser visualizada no próprio site da prefeitura: Padrón Municipal, Solicitud de cita, Formulário e Mudança de endereço.
 
 
 
 

segunda-feira, 27 de março de 2017

Tarjeta de Identificação do Extrangeiro (TIE)

 

 
Clique para ampliar, passo a passo do preenchimento. Este é apenas um modelo de preenchimento, ele deve ser realizado pelo site ou diretamente na agência porque cada um tem um código diferente que é gerado automaticamente, então não vale tirar xerox de outro. Para preencher o seu online  clique aqui. Para as taxas cobradas nas diferentes sõlicitações clique aqui.

Uma observação que deve ser levada em conta é que apenas as pessoas que irão passar MAIS DE 6 MESES é quem devem solicitar o TIE, caso não seja seu caso descomplique a sua vida e economize euros para fazer uma viagem.

La tasa modelo 790 código 012 é nada mais nada menos que um documento oficial expedido pela própria polícia da Espanha que tem como principal objetivo assegurar sua situação legal em território espanhol para não residentes, residentes temporais e trabalhadores. Você tem até o máximo de três meses para fazer este documento sem se complicar. Todas as informações a respeito do formulário pode ser encontrado aqui,.

A sede da Polícia de Extrangería qpara resolver o TIE fica na Avenida dos Poblados, 51, próximo a estação de Metrô Aluche, assim que você sair da estação (saída que dá para um shopping e Carrefour) siga a avenida a esquerda, você vai andar cerca de 700 m até um prédio grande de cor azul e amarelo, e ahí.



Polícia da España: aqui
SEAT, secretaria de administração territorial: www.seat.mpr.gob.es
SEFP, secretaria da função pública: www.seat.mpr.gob.es
 
Boa estadia.

 

Como trazer dinheiro...



"Dinheiro na mão é vendaval"

Creio que seja uma das dicas mais fundamentais é como trazer o seu dinheiro do Brasil pra cá da forma mais simples e barata possível?!?!?

O melhor é trazer em barras de ouro, como a gente não vai transformar toda a nossa bolsa em uma azeitona de ouro, de fato a forma mais barata de se comprar euros é em espécie no Brasil mesmo, desta forma você economiza com o IOF que é de 0,38% para dinheiro em espécie e de 6,38% para transações via cartão somado a variação cambial que hoje está em torno dos 3,50 reais para 1 euro (turismo), com esse câmbio 7000 reais daria quase 2000 euros, então é melhor começar a pensar em euro para não pirar quando for comprar suas coisas. Trás numa doleira, dentro da cueca, dentro da calça, uma dica isolado, não guardar junto a passaporte e outros documentos que você vai precisar durante a viagem, evita de perder dinheiro como já ouvi um caso parecido.

Uma forma de você garantir algumas despesas emergenciais é bom sempre ter um cartão de crédito, até porque se você faz uma viagem tem que reservar um translado e uma hospedagem. No Brasil, nas principais lojas de câmbio podem ser adquiridos sem muita burocracia cartões pré pago, que apesar da alta taxa do IOF sempre pode te salvar em alguma emergência, não consultam nem SPC nem SERASA, simplesmente troca seu real em créditos em euros no cartão. Eu fiz na Confidence, porém seu preço era superior quando eu comparava com outras pessoas, apesar de terem um excelente atendimento e informação diária de variação cambial para saber a melhor época de comprar.

Para soluções mais econômicas quando você já está na Espanha é fazer uma transferência via transferwise, mas para isso você deverá abrir uma conta em algum banco daqui, a não ser que você tenha Santander, sugiro os bancos Bankia ou BBVA, no máximo Caixa, são os que possuem uma maior cobertura e o primeiro ano isento de taxas. Eu abri a minha conta no Bankia por indicação. Para abrir a conta (IBAN) foi necessário eu apresentar originais e xerox da identidade brasileira e passaporte (folha de identificação e folha do visado) e cópias da carta da CAPES (agência de fomento) informando o comprovante do becado (bolsa) e da carta de aceite do orientador estrangeiro e 25 euros iniciais para poder abrir a conta. Você vai sair do banco com toda a papelada que é muita, número do cartão, número da conta, pin (senha para usar em compras) e firma eletrónica (assinatura eletrônica, para usar serviços da internet e app de celular), o cartão chega com uma semana e eu optei por pegar no próprio banco por eu não ter caixa postal (o carteiro só deixa a encomenda se você tiver um nome numa caixa postal).

Feito isso para realizar o transferwise, que é a forma em que você paga menos imposto para comprar euro, um valor mais próximo ao valor real da moeda é bom que já tenha um limite bom no banco no Brasil, em outro post explico como proceder. Segundo a Thaísa Brandão, nossa cobaia, foi a primeira a chegar e a primeira a resolver as coisas e a primeira a repassar para os demais, que em resumo de suas palavras descreveu que a operação é simples e o site bastante autoexplicativo, vou tentar usar essa semana e depois compartilho a experiência. Você deve tirar uma foto na hora do passaporte e faz o upload pelo site. Há um período até que eles avaliem, que vai durar em torno das 2-3 horas e será gerado um boleto que deve ser pago pela conta do Brasil. A cada etapa você recebe uma mensagem no celular até o dinheiro cair na conta española. O transferwise se obriga no direito de receber uma comissão de 63,47 reais (~20 euros). Só testar

Após a experiência que tive considero a melhor forma de trocar euros ou qualquer outra moeda, mais econômica e segura é por transferwise, eles possuem contas espalhadas pelo mundo inteiro e transferem entre elas internamente de forma que não cobra taxas internacionais. Você compra o euro pelo valor comercial e não pelo turismo, paga apenas o iof fixo de 0,38 %, sem os abusivos 6,38% para o cartão de crédito. Exemplo, acabei de fazer uma simulação, a cotação do euro nas agências de câmbio estava R$ 3,50 + IOF, pelo transferwise saiu a R$ 3,41, uma economia de 10 centavos. Você faz um cadastro rápido, manda a foto de algum documento oficial, após eles validarem a transação será efetivada, o processo dura em média 4 dias. Se você se cadastrar por este link você ganha desconto da tarifa na primeira operação e eu 50 libras de crédito na próxima, https://transferwise.com/u/josenildoc1. Você precisa ter uma conta na Espanha, sua ou de uma pessoa de confiança.

Os próprios bancos no Brasil oferecem serviço de câmbio a uma taxa reduzida, porém eles cobram uma valor para a realização doserviço, logo se você for comprar quantidade pequena não vale a pena, só se for comprar uma boa quantidade.

Uma forma também de economizar na compra de euro é fazendo o leilão do quem dá menos pelo site www.melhorcambio.com. Quanto mais dinheiro você tiver para dar o lance mais barato você pode comprar euros, as próprias agências entram em contato com você para formalizar a proposta.

Uma forma bem mais lucrativa é se você tiver amigos que tenha euros para vender, assim você se livrava de todos os impostos e ainda poderia ganhar um desconto dependendo de quanto amigo ôcê for dele, sempre fazer pessoalmente com um amigo ou amigo de amigo vale a pena.

Pedir a conta de um amigo daqui emprestada, você pode pagar o transferwise pela sua conta do brasil e você recolhe com o seu amigo daqui que lhe emprestou a conta, pague uma tapas y caña.

Ou sendo muito filho da puta e acertando na loteria daqui, sempre em torno de 35 milhões de euros.

Lembrando que tente economizar com o máximo que você puder, vai lhe render uma viagem a mais e ajuda aquele vazio de bolsa até começar a receber novamente.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Viajando a cidades próximas



Mais a frente vou fazer um post relacionado a todas as viagens que irei fazendo ao decorrer desta minha experiência maravilhosa, única. Semana Santa vou aproveitar para conhecer as cercanias da cidade.

Você deve estar atento as suas viagens, se programar para evitar dor de cabeça e economizar dinheiro. Madrid é uma cidade central que é cercada por várias cidades menores que possuem a sua história própria.

Com o metrô você consegue conhecer praticamente todos os pontos da cidade de Madrid. Para a grande Madrid e seus municípios (distritos) circunvizinhos é mais interessante utilizar as Cercanias que abrange uma área maior, além da economia e comodidade, as Cercanias transitam até a zona C-2, onde fica a cidade de Guadalajara. Esses trens são maiores e mais confortáveis que o metrô.




 

Com o metrô você consegue conhecer praticamente todos os pontos da cidade de Madrid. Para seus municípios (distritos) circunvizinhos é mais interessante utilizar as Cercanias que abrange uma área maior, além da economia e comodidade, as Cercanias transitam até a zona C-2, onde fica a cidade de Guadalajara. Esses trens são maiores e mais confortáveis que o metrô.

Os ônibus (autobuses) são os mais convenientes e baratos para viajar para lugares próximos até 6 horas de viagem como Barcelona ou até mesmo um pouco mais e possuem as tarifas mais em conta que os outros meios de transporte. Viajei pela ALSA (www.alsa.es) e fui onde queria, o desconfortável é que a maioria dos ônibus não tem banheiro, logo tem que esperar as paradas, que são distantes.

Levar em consideração qual terminal o ônibus vai sair. Madrid é uma cidade que é interligada com toda a Espanha, ou seja, existem terminasi em diferentes locais da cidade, como Príncipe Pio, Atocha, Atocha Renfe, Av. América, Estación Sur, plaza disso e daquilo outro e por aí vai... então cuidado para não perder o ônibus, quase perdi uma vez pela confusão que fiz das duas estações com nome Atocha., achava que era uma e era outra.

Os trens bala ou de alta velocidade (AVE) possuem a vantagem do conforto, comodidade, tempo e velocidade, porém são tarifas bastante salgada, porém vale a pena pelo menos para conhecer ou se tiver dinheiro disponível, que não é o meu caso.


 
Teléfono información: Renfe: 902 320 320

Outra boa opção são as companhias aéreas low cost ou de baixo custo, EasyJet, Ryanair, SkyScanner.com, entre outros, você pode encontrar tarifas bem em conta.

alguns links de buscadores low cost:
 

Todos os bilhetes podem ser comprados antecipadamente pela internet pelos sites ou na hora nos guichês de atendimento ou autoatendimento, levar em consideração que períodos de festividades as rodoviárias, estações e aeroportos lotam e podem não ter transporte de última hora.

Cuidados antes de sair do Brasil (Documentos, bancos e operadora de celular)

Resolver as coisas no Brasil já é complicado, então imagina resolver as coisas do Brasil na Espanha? Passei maus bocados, me estressei a toa com coisas que poderia ter adiantado ainda por lá, mas como é Maria de primeira viagem, só levando para aprender.

Se estiver fazendo o mestrado ou doutorado e vai voltar antes de 4 meses antes da defesa sugiro já viajar com ela pronta ou perto disso, já com apresentação e parte escrita. No meu caso já saí com quase tudo concluído tendo apenas que refinar a tese, o que me facilitou bastante pois não tenho que estar com a cabeça lá o tempo inteiro.

Documentos: faça todos os seus documentos que forem precisos para viajar e separe-os em uma pasta, bonita, e os que não for precisar tipo certidão de nascimento, militar, deixa em casa, guardado também. Se for possível deixe uma procuração legal registrada em cartório com alguma pessoa de sua confiança.

Operadora de celular: você deve ativar o serviço de roaming internacional para seu chip funcionar normalmente, não fiz isso e teve que um amigo se passar por mim no Brasil e ativar o serviço, sempre achamos uma solução, outras nem tanto.

Bancos: a moeda está cara, você vai receber uma grande quantia em dinheiro e vai precisar movimentar bastante também, pois o euro a 3,50 o que é muito vira pouco, Troquei 7000 mil reais inicialmente por 2 mil euros, então é assim, comece a pensar em euro também. Então sugiro aumentar todos os seus limites, de pagamentos, transferências e cartão de crédito, pode haver uma emergência e a gente nunca sabe quando vai precisar. Além de ativá-lo para uso no exterior nos países que você pretende conhecer. Alguns serviços podem ser realizados pelo aplicativo no celular, internet banking no pc, mas você deve ter ativado previamente com o code, no meu caso como é Banco do Brasil, BBCode, ou na sua agência, o que dificulta resolver isso depois pois na Espanha você não consegue resolver nada do seu banco brasileiro.

Minha experiência é que precisei comprar euros e o meu limite de transferência tinha chegado ao limite mesmo tendo dinheiro em conta para fazer a operação, teria que esperar entrar o próximo limite no mês seguinte. Na europa inteira devem existir umas três agências do Banco do Brasil, nenhuma delas na espanha, apesar de terem um corresponte que atende na diréccion Paseo de La Castellana, 259-C (28046),  atende pelos telefones +34 91 4232 500 ou 914 232 520 (percebeu que escrevi duas notações de telefone, as vezes pode achar que é diferente, quando aparecer o prefixo 91 é porque é da población de Madrid e que está ligando para um número fixo. Porém não existe os caixas eletrônicos na agência nem você pode fazer muita coisa por lá, ela não possui as mesmas atribuições como uma agência no Brasil ou mesmo a sua agência, mas a título de informação mesmo, também atende pelo e-mail madrid@bb.com.br e está aberto das 9 da manhã as cinco e meia da tarde.

Também descobri uma forma de ligar a cobrar para o Bando do Brasil no Brasil, pelo celular ou telefone fixo. Primeiro você liga para um número da Embratel na Espanha 900 990 055, vai escolher a opção 1) atendimento em português, em seguinda opção 1 novamente) chamada amiga a cobrar. e vai pedir para você inserir o código de área junto ao número de telefone: 1128457823 do SAC e 1128457820 para o suporte. Não resolveram o que eu queria, mas me encaminharam para o lugar certo. E para ligar para a agência com uma chamada internacional cobrando os serviços da operadora você deve discar 0055xxNNNNNNN, onde 00 é o código de chamadas internacional, 55 o código do Brasil, xx o código de área do estado e NNNNNN o número do telefone.

E a forma mais eficaz foi através de contato por e-mail (coreo electrónico) que a atendente do Banco do Brasil em Madrid me indicou, um ótimo atendimento por sinal, começou falando em Espanhol depois em Português, tirou minhas dúvidas e encaminhou uma proposta eficaz, entrar em contato com a agência diretamente pelo e-mail, eles nunca disponibilizam essa informação, anotem, regra geral para todas as agências: deve-se colocar o prefixo 'age' seguido de 'número da agência antes do dígito' seguido de '@bb.com.br', como no exemplo a seguir. Se sua agência é 3652-8, o e-mail será age3652@bb.com.br, é certeiro, responderam no mesmo dia já com as resoluções.

Obrigado por lerem... bom proveito.

quarta-feira, 22 de março de 2017

La lengua española


 

Se você puder vir com pelo menos o básico venha, assim como em qualquer outro lugar que for conhecer. Se for de países de língua latina facilita mais ainda. É bom já ter uma noção para pelo menos chegar onde você está hospedado, depois vai desenrolando. Como já era familiarizado devido ter cursado um ano no Centro de Letras Aberto A Comunidade CLAC da URFJ com ótimas professoras, e me saí melhor do que eu esperava, e quero voltar bem melhor.

Tudo o que é informação vão ser dadas primeiramente em espanhol, se você souber inglês também vai se sair bem, muitas pessoas falam o inglês devido ao incentivo estadual. No aeroporto, no táxi, no metrô, na primeira informação, no atendente quando liga a operadora de celular para ativar o cartão, no banco quando vai abrir uma conta, na polícia quando vai pedir NIE, na entrevista do alquiler de habitación en piso compartido e por aí vai. Caso venha sabendo de nada, tente aprender o máximo que puder se virando.

Em geral os cursos de Espanhol são bastante caros, principalmente se for aqueles de imersão 40 horas semanas, variam de 170 a mais de mil euros, então decidi treinar no próprio cotidiano, até por que com um dinheiro desses posso conhecer uma cidade até mesmo em outro país.

Uma dica valiosa que encontrei, utilizo e recomendo é um curso de Español gratuito para imigrantes, refugiados, pessoas em situação de risco e não nativos, me deparei assistindo aulas com várias nacionalidades, europeus, latinos, americanos, africanos, orientais, todos los sotaques (acentos) dialogando em uma aula bem descontraída oferecidas por voluntários que querem disseminar o espanhol

A Servicio Civil Internacional, SCI, é uma ONG que funciona desde 1920 promovendo a paz através de trabalhos socioeducativos. As aulas são ministradas todos os dias das 17:30 às 19:00. São divididos em três níveis: A0 (segundas feiras), A1 (terças e quintas) e A2 (quartas e sextas), sendo 0 nível básico, nível 1 intermediário e nível 2 conversação. Funciona na calle Leganitos, 35, 5ºB. Atende pelo telefone +34913663259 e pelo email: oficina@ongsci.org.

Há braços,
JS

sexta-feira, 17 de março de 2017

Transporte público - biciletas



Sem sombra de dúvidas um dos melhores meios de transportes que há em Madrid, com as bici você pode desviar do principais caminhos e realmente conhecer a cidade, encontrei cada lugares lindos de parar, sentir e registrar, tipo esse aqui abaixo.



As bicicletas estão espalhadas por todo o centro da cidade e com o novo plano de mobilidade pretende-se estender mais 140 pontos até o final de 2018. Vale muito a pena. Pra mim hoje os meios de transporte ou é a pé ou de bicicleta.

O ideal é você fazer uma tarjeta (cartão). Faça logo um plano anual, sugiro fazer o cita antes de abono do metrô para ganhar 10 euros de desconto. O valor do plano anual custa 15 euros para quem tem abono mensal e 25 euros para usuário comum (turista). Os valores complestos você encontra aqui. Você pode fazer tudo pela internet, pagar com o seu cartão de crédito e retirar já logo no primeiro uso em qualquer toten (ponto) de bicicleta. Após isso você paga 0,50 para os primeiros 30 min e mais 0,60 para os trinta minutos seguintes, se deixar em local onde tem pouca bicicleta ganha 0,10 centimos de desconto na próxima corrida. Para quem vai passar muito tempo e gosta de bici sugiro comprar uma, pois as bicimad acho pesadas e a cidade tem muita inclinação, mas vale a pena. Qualquer pessoa pode se inscrever por este site aqui.

Abaixo você pode conferir o mapa com todas as estações existentes até o dia de hoje


E neste link aqui você pode encontrar quais as principais ciclovias, podendo escolher entre as menores tráfico de carros...

Obrigado por lerem,

Josenildo Segundo.

Transporte Público - Metro




O metrô (metro) de Madrid na minha opinião é o meio de transporte mais eficaz da cidade, principalmente para eu que era acostumado com aquele 'guarfo' do Rio de Janeiro. É muito interessante que você more perto de alguma estação, o que vai ser inevitável, pois toda a cidade está interligada com 13 linhas de metrôs, assim como os autobuses e as cercanias (trens que ligam cidades ou distritos circunvizinhos). Além de ser um transporte muito seguro e a espera não ultrapassa os 6 minutos.

A cidade está dividida em zonas e é interessante você comprar para a sua zona de estancia (residência). Tipo, zona 'A' contempla todo Centro de Madrid, mas não a periferia (zonas B1, B2, C,...), logo se você compra para a zona A não pode transitar em B, porém se comprar B, pode transitar A e B e assim por diante. Na imagem abaixo você pode ver em qual zona você vai se encaixar.






Em relação aos preços, para jovens de até 26 anos o custo é de apenas 20 euros mensais para transitar em todas as zonas da Grande Madrid. E para as pessoas acima de 26 anos existem três opções de bilhete: único, 10 passes e mensal que você pode conferir os preços aqui. Para quem não quer pegar o metrô todos os dias sugiro o de 10 passes que custa 12,20 euros, para mim foi a melhor opção por causa que preferi andar a pé ou de bici pela cidade. Abaixo você encontra a tabela com os valores mensais para cada zona. O mapa de metrô para bolso pode ser pego em qualquer estação e tenha sempre ele em mãos.

 

E aqui abaixo está o mapa de toda a linha de metrôs da cidade.


Para você fazer a tarjeta abono mensal basta ir nas estações de metrô de Moncloa, Sol ou Atocha Renfe (existem duas Atochas, a Renfe interliga com os trens (cercanias). Para você fazer o cartão é necessário ter uma 'cita' que pode ser pedido pelo telefone 012 e escolher a opção 'solicitar cita previa' e marcar um horário para não recolher, a super dica é que eu fiz na Atocha Renfe e lá mesmo eu fiz o cita, só vai enfrentar duas filas, levar 4 euros para pagar a tarjeta. Mas você também não pode sair usando, é necessário fazer a recarga previamente nos terminais eletrônicos distribuídos por todos os metrôs. Se você tiver até 26 anos vai pagar 20 euros mensais, acima disso obedece as tarifas já descritas.

Espero que tenha sido útil. Obrigado por lere.

Josenildo Segundo

segunda-feira, 13 de março de 2017

Como as redes sociais podem ajudar... ou não!!!





Uma importante ferramenta nesta hora é a criação de grupos e comunidades no Whatsapp e no Facebook de pessoas que vão para o mesmo país e/ou a mesma cidade.

Todas e todos podem e devem compartilhar informações importantes, e o que vi foi isso, cada um contou sua experiência em cada etapa ajudando dessa forma um ao outro. Informações sobre visto, passaporte, cambio, lugares, burocracia, tudo, foi muito válido. Várias questões são levantadas e sempre tem alguém que pode contribuir ajudando todo mundo.

A parte ruim é que tem uma galera que pira sozinha e quer pirar os outros também. Ficam perguntando as mesmas perguntas, inclusive as que já foram respondidas, eu mesmo saí de um grupo geral da Espanha e só permaneci no grupo específico de Madrid e do Consulado, as pessoas eram mais dinâmicas.

.