"Dinheiro na mão é vendaval"
Creio que seja uma das dicas mais fundamentais é como trazer o seu dinheiro do Brasil pra cá da forma mais simples e barata possível?!?!?
O melhor é trazer em barras de ouro, como a gente não vai transformar toda a nossa bolsa em uma azeitona de ouro, de fato a forma mais barata de se comprar euros é em espécie no Brasil mesmo, desta forma você economiza com o IOF que é de 0,38% para dinheiro em espécie e de 6,38% para transações via cartão somado a variação cambial que hoje está em torno dos 3,50 reais para 1 euro (turismo), com esse câmbio 7000 reais daria quase 2000 euros, então é melhor começar a pensar em euro para não pirar quando for comprar suas coisas. Trás numa doleira, dentro da cueca, dentro da calça, uma dica isolado, não guardar junto a passaporte e outros documentos que você vai precisar durante a viagem, evita de perder dinheiro como já ouvi um caso parecido.
Uma forma de você garantir algumas despesas emergenciais é bom sempre ter um cartão de crédito, até porque se você faz uma viagem tem que reservar um translado e uma hospedagem. No Brasil, nas principais lojas de câmbio podem ser adquiridos sem muita burocracia cartões pré pago, que apesar da alta taxa do IOF sempre pode te salvar em alguma emergência, não consultam nem SPC nem SERASA, simplesmente troca seu real em créditos em euros no cartão. Eu fiz na Confidence, porém seu preço era superior quando eu comparava com outras pessoas, apesar de terem um excelente atendimento e informação diária de variação cambial para saber a melhor época de comprar.
Para soluções mais econômicas quando você já está na Espanha é fazer uma transferência via transferwise, mas para isso você deverá abrir uma conta em algum banco daqui, a não ser que você tenha Santander, sugiro os bancos Bankia ou BBVA, no máximo Caixa, são os que possuem uma maior cobertura e o primeiro ano isento de taxas. Eu abri a minha conta no Bankia por indicação. Para abrir a conta (IBAN) foi necessário eu apresentar originais e xerox da identidade brasileira e passaporte (folha de identificação e folha do visado) e cópias da carta da CAPES (agência de fomento) informando o comprovante do becado (bolsa) e da carta de aceite do orientador estrangeiro e 25 euros iniciais para poder abrir a conta. Você vai sair do banco com toda a papelada que é muita, número do cartão, número da conta, pin (senha para usar em compras) e firma eletrónica (assinatura eletrônica, para usar serviços da internet e app de celular), o cartão chega com uma semana e eu optei por pegar no próprio banco por eu não ter caixa postal (o carteiro só deixa a encomenda se você tiver um nome numa caixa postal).
Feito isso para realizar o transferwise, que é a forma em que você paga menos imposto para comprar euro, um valor mais próximo ao valor real da moeda é bom que já tenha um limite bom no banco no Brasil, em outro post explico como proceder. Segundo a Thaísa Brandão, nossa cobaia, foi a primeira a chegar e a primeira a resolver as coisas e a primeira a repassar para os demais, que em resumo de suas palavras descreveu que a operação é simples e o site bastante autoexplicativo, vou tentar usar essa semana e depois compartilho a experiência. Você deve tirar uma foto na hora do passaporte e faz o upload pelo site. Há um período até que eles avaliem, que vai durar em torno das 2-3 horas e será gerado um boleto que deve ser pago pela conta do Brasil. A cada etapa você recebe uma mensagem no celular até o dinheiro cair na conta española. O transferwise se obriga no direito de receber uma comissão de 63,47 reais (~20 euros). Só testar
Após a experiência que tive considero a melhor forma de trocar euros ou qualquer outra moeda, mais econômica e segura é por transferwise, eles possuem contas espalhadas pelo mundo inteiro e transferem entre elas internamente de forma que não cobra taxas internacionais. Você compra o euro pelo valor comercial e não pelo turismo, paga apenas o iof fixo de 0,38 %, sem os abusivos 6,38% para o cartão de crédito. Exemplo, acabei de fazer uma simulação, a cotação do euro nas agências de câmbio estava R$ 3,50 + IOF, pelo transferwise saiu a R$ 3,41, uma economia de 10 centavos. Você faz um cadastro rápido, manda a foto de algum documento oficial, após eles validarem a transação será efetivada, o processo dura em média 4 dias. Se você se cadastrar por este link você ganha desconto da tarifa na primeira operação e eu 50 libras de crédito na próxima,
https://transferwise.com/u/josenildoc1. Você precisa ter uma conta na Espanha, sua ou de uma pessoa de confiança.
Os próprios bancos no Brasil oferecem serviço de câmbio a uma taxa reduzida, porém eles cobram uma valor para a realização doserviço, logo se você for comprar quantidade pequena não vale a pena, só se for comprar uma boa quantidade.
Uma forma também de economizar na compra de euro é fazendo o leilão do quem dá menos pelo site
www.melhorcambio.com. Quanto mais dinheiro você tiver para dar o lance mais barato você pode comprar euros, as próprias agências entram em contato com você para formalizar a proposta.
Uma forma bem mais lucrativa é se você tiver amigos que tenha euros para vender, assim você se livrava de todos os impostos e ainda poderia ganhar um desconto dependendo de quanto amigo ôcê for dele, sempre fazer pessoalmente com um amigo ou amigo de amigo vale a pena.
Pedir a conta de um amigo daqui emprestada, você pode pagar o transferwise pela sua conta do brasil e você recolhe com o seu amigo daqui que lhe emprestou a conta, pague uma tapas y caña.
Ou sendo muito filho da puta e acertando na loteria daqui, sempre em torno de 35 milhões de euros.
Lembrando que tente economizar com o máximo que você puder, vai lhe render uma viagem a mais e ajuda aquele vazio de bolsa até começar a receber novamente.